Você não precisa fazer ginástica em uma academia para ficar em forma – cuidar do seu jardim também pode ser uma ótima atividade física! A jardinagem, além de ser uma atividade em que você está interagindo com a natureza, é um exercício cardiovascular moderado. Duas horas de jardinagem podem queimar até 600 calorias e você ainda economizará produzindo seus próprios vegetais, legumes e frutas, tornando a sua alimentação mais saudável. Plantar suas próprias flores, legumes, árvores e arbustos e cuidar de sua manutenção ajuda a descontrair, estimula a introspecção e a meditação e delicadamente movimenta seus músculos. A prática da jardinagem também ajuda a fortalecer os músculos e ganhar flexibilidade. Isso ocorre porque você estará usando todos os principais grupos musculares do seu corpo de uma só vez, as pernas, nádegas, costas, braços, ombros, pescoço e abdome. A jardinagem é especialmente indicada para as pessoas da terceira idade, pois ajuda a fortalecer a fortalecer os ossos e também funciona muito bem para a artrite. Outro benefício proporcionado pela jardinagem é a exposição aos saudáveis raios de luz solar natural, que produzem a vitamina D em sua pele. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D somente a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor da vitamina D necessária para o crescimento e remodelação óssea. Sem vitamina D suficiente, os ossos podem se tornar finos, quebradiços ou malformados. Para obter o máximo benefício deste hobbie/exercício, você deve seguir essas 12 pequenas regras:
1. Sempre fazer um aquecimento e alongar os músculos antes de começar a trabalhar no seu quintal.
2. Use ferramentas de cabo longo com fácil empunhadura, almofadada e curve-se o mínimo possível.
3. Se você tiver que se abaixar, dobre os joelhos e mantenha as costas eretas.
4. Para trabalhos mais demorados, sente-se em uma cadeira baixa ou fique de joelhos.
5. Não carregue muito peso e certifique-se de que você tenha tudo à sua mão.
6. Providencie uma fonte de água e um galpão para as ferramentas nas proximidades.
7. Use avental com bolsos para as ferramentas mais importantes.
8. Use um carrinho de mão para carregar itens pesados, como terra, fertilizantes, etc..
9. Mude de posição frequentemente e alterne com caminhadas. Se você se sentir cansado ou desgastado, faça pausas para hidratação e descanso.
10. É melhor praticar a jardinagem várias vezes por semana por um tempo curto do que querer fazer todo o trabalho de uma vez só.
11. Cultive plantas perenes e de fácil cuidado, que não necessitem de podas frequentes.
12. Mesmo que você não tenha um jardim ou tenha limitações que o impeçam de inclinar-se para semear canteiros, você pode usar vasos ou outros recipientes e trabalhar sobre uma mesa.
Lembre-se: Jardinagem tem tudo a ver com o prazer de viver!
4 comentários:
Muito legal! Parabens pela iniciativa. Espero que gere muitos frutos! :)
Também adorei, Cicero. Muito legal. Beijo.
Adorei! Jardinagem é terapia também! Bjs
Postar um comentário